Como surgiu o MMN

Como surgiu e O que é o Marketing Multinível

Como Nasceu o Marketing Multinível, conheça a história do nascimento de uma das maiores indústrias do século xxi. Conhecido também como marketing de rede, network marketing, netbusiness, venda direta, marketing de relacionamento, no Brasil possui uma longa história, começando com as primeiras empresas de vendas diretas até a chegada da gigante Amway no início da década de 90. Entenda neste post

  • Como nasceu no mundo o Marketing multinível;
  • As primeiras empresas de marketing multinível;
  • A gigante americana do Marketing Multinível – Amway;
  • Os primeiros problemas surgidos com o Marketing multinível;
  • A era dos IPO das empresas de MMN;

Hoje, olhando as empresas e a indústria no papel de Administrador com um MBA em gestão procuro acompanhar este mercado com olhos não apenas de um distribuidor Diamante, mas também como profissional de Marketing e finanças.

Percebo um mercado que esta apenas iniciando seus passos aqui no Brasil e com o passar dos anos teremos dezenas de novos milionários no setor de vendas diretas. Um setor onde o importante é o seu trabalho, entenda isto! Neste mercado não importa seu nível de educação, idade, (QI) Quem o Indicou. O que realmente conta é dar o primeiro passo: “ ter um grande sonho”, este sonho vai te levar a grandes alturas.

Mas que setor é este, o marketing multinível, que movimenta no Brasil segundo ABEVD mais de 50 bilhões de reais em vendas e ajuda a 4,2 milhões de pessoas a terem uma renda extra?

Como Nasceu o Marketing Multinível

O mercado de vendas diretas / Marketing Multinível, iniciou em 1903 com uma empresa chamada Watkins Incorporated, com a venda de produtos porta a porta,  após isso apareceu uma empresa que adicionou uma “pimenta” neste mercado, o multinível,  a California Vitamin iniciou o chamado recrutamento de pessoas para vender os produtos, e pagava até duas gerações, primeira empresa de marketing multinível.

Em 1949 a California Vitamin mudou seu  nome para Nutrilite sendo que neste ano dois empresários iniciaram suas atividades com a California, Richard de Vos e Jay Van Handel,  sim os donos da Amway, em 1959 os dois saíram e fundaram a Amway, hoje a maior empresa de marketing multinível e vendas diretas do mundo, poucas empresas podem se comparar a Amway,  copiada e recopiada a exaustão nas últimas décadas, e mesmo assim os concorrentes ainda estão a anos luz de distância. No Brasil a Amway possui uma presença muito tímida, no mercado de distribuição, apesar de possuir fazendas orgânicas e produzir insumos para suas vitaminas, mas na Ásia onde tem seu principal mercado é uma potência.

Voltando a década de 50 a Amway mudou os planos da época, inovou um mercado saturado e sem muitas novidades por quase 50 anos, quebrou paradigmas e por isso foi muito atacada. Uma de suas primeiras novidades foi introduzir no plano de marketing de três gerações de pagamento, detalhe importante, não havia grandes computadores na época, imagine processar isso manualmente…

lei marketing multinivel

Regulamentando o Marketing Multinível

Entre os anos de 1959 e 1972 a Amway cresceu, chegando a um faturamento anual de 600 milhões de dólares, lembre-se estamos no ano de 1972 !!! Após este período tivemos um crescimento exponencial de novas empresas de vendas diretas, algumas legítimas outras fraudulentas. Muito parecido com o que  vemos no Brasil atualmente, não me xingue, existe empresas sérias que estão inovando o mercado,  isto é ótimo, pois sacode a concorrência, mas sabemos que existe indivíduos querendo se aproveitar da boa fé das pessoas prometendo ganhos inexistentes e planos de marketing  agressivos, este post não pretende dizer quem é sério ou não. Esse crescimento levou ao Governo Americano a rever legislação do setor, investigar empresas, isto por meio do FTC (Federal Trade Comission), o órgão responsável por regular e normatizar o mercado americano. Como a maior empresa do setor o alvo primário foi a Amway, de 1975 a 1979 a Amway foi investigada e acusada de ser uma “Pirâmide”, o objetivo era encerrar as operações da Amway,  essa forte acusação diretamente vinda do governo americano levou a maioria das pessoas ligadas a indústria a acreditar que a Amway fecharia suas portas, mas isto não aconteceu, a empresa naquele momento não cresceu, mas continuou, parte disso se deve a incrível aceitação que seu produto tinha no mercado, as pessoas se identificavam com a qualidade dos produtos Amway.

Isto é uma grande lição para o momento atual que estamos vivendo,  mesmo que um empresa tenha suas atividades paralisadas por algum evento externo, caso a empresa tenha um produto consumível,  com qualidade tangível e esta empresa esteja focada  nas vendas para fora da base de distribuidores, esta empresa a longo prazo será uma empresa vitoriosa.

Em 1979 saiu o resultado do julgamento, conhecido como o regulamento de  Amway, o regulamento  93618 da FTC, coloca as bases para o Marketing Multinível nos EUA, define basicamente que a Amway é uma empresa legítima, e que o marketing Multinível é um método legal e eficiente de se levar produtos das empresas aos consumidores finais.

Neste regulamento estão os pressupostos para as atividades de Marketing Multinível, seus limites. Nos últimos anos diversas empresas que hoje são gigantes no setor foram processadas pelo FTC, Amway, Herbalife, Nuskin apenas para citar as maiores. Longe de ser um problema, isto é algo muito positivo para a indústria, faz uma separação clara de “joio do trigo” e posiciona os consumidores e distribuidores da necessária seriedade do setor.

Alguns pontos deste regulamento, com meus comentários:

1-    A empresa deve ter um produto tangível e físico, que seja consumível pelo mercado, caso seja serviço, sim existe serviço, ele deve ser claro e  identificado, ou seja a empresa deve entregar um produto ou um serviço quantificado.

2-    O downline tem que ter condições técnicas de ganhar mais do que os uplines, e ser remunerado pelo seu serviço;

3-    A regra dos 70%, caso você tenha comprado produtos no mês passado, você obrigatoriamente deve ter vendido pelo menos 70% destes produtos antes de renovar seu pedido, isto  limita a necessidade de grandes estoques;

4-    A regra dos “Dez cliente”, você deve ter pelo menos dez clientes em seu negócio que estão exclusivamente pelo consumo do produto e não pelo plano de marketing(montagem de redes).

Interessante lembrar que a legislação americana é muito diferente da brasileira, desde sua constituição ao sistema federativo. O Brasil hoje ainda não possui leis específicas sobre o setor, algo que acredito em no máximo 5 anos (estamos hoje em 2013) devemos ter uma legislação específica do setor de marketing multinível/venda direta.

Mesmo sem leis específicas temos órgãos que verificam a consistência das empresas, e na minha opinião temos muito mais segurança em relação a consumo e credibilidade das empresas atuantes no Brasil hoje.  Um Ministério Público atuante, Órgãos de Defesa do Consumidor como PROCOM, Associações como ABEVD, Ministério da Fazendo, com exaustivas verificações sobre lavagem de dinheiro.

Uma nova era surge no Marketing Multinível Herbalife e Nuskin

No inicio dos anos 80 duas grandes empresas iniciaram suas atividades e trouxeram novas inovações ao setor, Herbalife e Nuskin. Depois da Amway a Herbalife foi uma das primeiras empresas a gerar grandes volumes com vendas, e um foco ativo em vendas e a Nuskin iniciou o pagamento de seis níveis de bônus, a era do Marketing Multinível em profundidade… Hoje isto não parece revolucionário, venda de produtos de bem estar e pagamentos em vários níveis, mas neste início houve  uma nova revolução ao setor de vendas diretas.

A Nuskin também iniciou o movimento de IPO do setor, foi uma das primeiras empresas do setor a se tornar uma companhia aberta com ações sendo negociadas pela Bolsa de Valores de NY.

Inclusive recentemente no inicio do ano (2013) um grande investidor em uma conferência de mercado questionou o modelo de negócios da Herbalife, eu tive oportunidade de ver a o modelo de apresentação deste Investidor, nesta conferência  ele apresentava alguns números da Herbalife, fiquei impressionado com o tamanho e seriedade da empresa Herbalife, e provavelmente outras pessoas também ficaram, pois em  um primeiro momento tivemos  queda das ações da Herbalife, mas logo em seguida diversas altas, o que fez a “festa” dos “touros” do mercado. Qualquer pessoa com o mínimo de instrução sobre mercado  financeiro, entendeu que não estava em discussão o modelo de negócios da Herbalife e sim um movimento entre “comprados “ e “vendidos” na bolsa.

Para você entender que números são estes, irei colocar alguns deles abaixo:

NOTA: diversos destes números não são passiveis de comprovação, foram gerados e copilados diretamente da apresentação e de apresentações de grandes distribuidores da empresa Herbalife. Coloquei um grifo em vermelho para as citações retiradas do material e em itálico meus comentários.

 

O Material da apresentação começa com a frase..

Who wants to be a Millionaire…

Eu não sei quanto aos investidores, mas eu quero ser milionário…

Dados sobre a capitalização da empresa:

Capitalization:

Enterprise Value:  $4,6 Billion Dollars

Equity Market Value:  $4,8 Billion

faturamento inicial de 23 mil dólares

1980 faturamento total de 2 milhões

1984 Faturamento de !!!!!! $500 milhões de dólares,  veja o impressionante crescimento

1996 Faturou  1 bilhão de dólares !!!  Em apenas 16 anos ela chegou a primeiro Bilhão, uma empresa de marketing multinivel bilionária

“Entre as grandes empresas de consumo nos EUA é uma das mais jovens líderes de produtos de consumo ao lado de empresas como Energizer, Church & Dwight CO entre outras. Está operando  em mais de 80 países.

Vende 20 vezes mais que seus competidores do setor de Nutrition Powder, e não esta nas prateleiras dos supermercados. “

Gostaria que alguns dos meus colegas de marketing explicassem isso,, opss, eles não vão saber explicar como uma empresa de venda direta/marketing multinivel consegue fazer isso sem presença nas prateleiras dos supermercados. Detalhe com um produto mais “caro”…

Mais um dado para deixar chorando alguns profissionais, calma agora é a vez dos publicitários…

Investimento médio da Disney em propaganda $2,6 bilhões de dólares, o investimento médio em propaganda da Nike 2,5 Bilhões de dólares… Herbalife pelas informações fornecidas a SEC no ano de 2004, o valor era mínimoou seja tão pequeno que não precisa ser mencionado.

 Como sabemos em uma empresa de vendas diretas o custo destas propagandas são revertidos em forma de bônus para os distribuidores que fazem a propaganda boca-a-boca. Por isso que as empresas podem remunerar seus distribuidores tão bem. Menos custos, mais PV, mais lucro, maior o bônus.

Este Post continua… irei comentar sobre os anos 90 e a internacionalização do mercado de Vendas Diretas… entre  hoje e o dia 14 termino ele para vocês.

Um grande abraço e um fim de semana abençoado a todos.

Para conhecer mais sobre o Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/o-que-e-o-marketing-multinivel/

As 100 maiores Empresas de Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/maiores-empresas-de-marketing-multinivel/

Para se tornar um Profissional Diamante em Marketing Multinível:

www.marcelom.com/empreendedor-no-marketing-multinvel/

Diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/diferenca-entre-piramide-e-marketing-multinivel/

Se você gostou deste artigo ou se de alguma forma ele lhe foi útil, compartilhe ele nas redes sociais. Aproveite e deixe seu comentário abaixo, compartilhe a sua opinião sobre nossas técnicas, ou até mesmo deixe dicas e experiências suas.

Artigos Relacionados

About The Author

Marcelo M

Olá eu sou Marcelo Martins, permitam-me que me apresente, eu sou um analista da indústria de vendas e Marketing Multinível, sócio da marcelom.com. Minha missão e carreira é ajudar pessoas a conhecerem seus potenciais e conectá-las a empresas vitoriosas de vendas diretas. Este site (www.marcelom.com) é o lugar onde compartilho minhas ideias e insights sobre a indústria e a carreira de vendas.

3 Comments

  • heber felipe costa do nascimento ramos

    Reply Reply 9 de novembro de 2013

    muito bommmm

  • Janaina

    Reply Reply 15 de janeiro de 2016

    Adorei, Parabéns Marcelo !!

Leave A Response

* Denotes Required Field