Como qualificar uma lista de prospectos

Lista Contato Frio

Como fazer e qualificar uma lista de prospectos. Uma grande dúvida inicial dos novos distribuidores de Marketing Multinível: “Quem devo chamar primeiro?”

Nesta segunda parte do treinamento irei lhe mostrar como desenvolver uma lista com dezenas de prospectos para você que trabalha em casa.

Henry David Thoreau “Se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora, dê-lhes alicerces.”

A lista de prospectos é o alicerce de sua obra, hoje você olha para lideranças que possuem milhares de pessoas em suas organizações, lembre-se que elas também iniciaram como você, aquelas que fizeram mais rapidamente, possuíam uma lista de contatos bastante abrangente.
Antes de tudo quero lhe explicar um conceito de marketing, esse conceito nos diz que para cada ciclo de vida de uma empresa, nos temos estratégias diferentes.
A mídia e a maneira de se comunicar com seus clientes deve ser diferente dependo do ciclo pelo qual sua empresa esteja no momento.
É muito comum nós vermos pessoas utilizando-se de técnicas comuns para empresas já maduras  em empresas novas. Isso é um grande erro.
Você escutou faça uma lista de prospectos com amigos e parentes, chame todas as pessoas que você conhece, não prejulgue ninguém, de a oportunidade a todos. Isso para quem já tem uma rede consolidada com milhares de pessoas, é uma estratégia ótima, pois estas pessoas trabalham com estatísticas puras, mas você esta iniciando e trabalha em casa nas horas livres,não possui conhecimento suficiente da sua empresa, não conhece o plano de marketing, não possui a crença se realmente fará o projeto a longo prazo….
Então você chama seus familiares primeiro, depois todos seus amigos desempregados, depois todos os parentes que você gostaria de ajudar, e por uma estranha coincidência nenhum deles resolve entrar…
Quem geralmente você deixa de fora? Os principais nomes da sua lista aquelas pessoas que realmente poderiam vir a desenvolver esse projeto.

Como resolver isto?
Primeiro existe algo que lhe disseram que realmente funciona:
Tenha uma lista de prospectos por escrito.
Por quê? Nossa mente consegue processar milhares de informações sem o nosso conhecimento, quando você esta escrevendo a lista de prospectos, não esta apenas pensando nos nomes, você esta processando informações valiosas sobre as pessoas, como nível financeiro, nível de empreendedorismo, nível de receptividade a ideia, e assim por diante, inconscientemente você hierarquiza as pessoas com quem deveria conversar primeiro.
O que eu vou lhe ensinar em trazer isso do nível inconsciente para o nível consciente.



Existe 6 chaves de qualificações que você deve utilizar.

Otimista, Respeitabilidade , duplicável, vontade , Network, Financeiro;
O que é uma pessoa Otimista? Simples, uma pessoa com a qual você gostaria de ficar próximo, um pessoa que vê os desafios da vida e utiliza-os como motivadores para o sucesso.

Respeitabilidade, uma pessoa que possui o respeito das outras pessoas, geralmente tem um nível de credibilidade alto, pois já possui sucessos em outras áreas de vida, essas pessoas dão credibilidade a sua organização. Essas pessoas são ouvidas pelos seus amigos e podem trazer outras pessoas de credibilidade para sua organização.

Duplicável, a pessoa duplicável é aquela que ira lhe ouvir, e duplicar seus conselhos, ela coloca toda a experiência de vida e mesmo assim esta a procura de novos conhecimentos, não possui o a arrogância do “já sei o que tenho que fazer”, está sempre perguntando, tem a mente aberta para aprender, eu conheço pessoas que por passarem por diversos marketing de redes, pensam que sabem tudo, estão fechadas a novas técnicas, resistentes ao conhecimento de outras pessoas, uma característica do Grande Líder é que ele esta sempre aprendendo.

Vontade, essa pessoa possui ambição no sentido positivo da palavra, deseja crescer na vida, criar um negócio próspero, não gostam da rotina de um trabalho em um escritório, desejam “ser alguém na vida” e não se importarão de trabalhar para isso.

Network, uma pessoa com um círculo de amizade grande, conhece não só pessoas, mas também conhece “as pessoas”. Geralmente são pessoas queridas e relacionáveis, todos desejam tê-las em volta.

Financeiro, uma tendência natural para quem entra em um projeto de multinível é chamar pessoas com um nível financeiro menor que o dela, geralmente querem “ajudar “ pessoas, ou pensam que um pessoa deseja ser ajudada. Não me entenda mal, você deve chamar estas pessoas, mas lembre-se que o propósito aqui é selecionar as pessoas que você ira contatar primeiro com ajuda do seu upline.
Você esta desenvolvendo uma nova empresa pessoal, e esta a procura de sócios para desenvolver esse projeto com você, quem você gostaria de chamar? Seu upline possui um tempo limitado, valorize esse tempo. Pense nisso

Ao colocar os nomes em sua lista, coloque uma pontuação de 1 a 10 para cada item acima, sendo o 1 menor e o 10 o maior, veja as 10 primeiras pessoas da sua lista e com ajuda de sua linha ascendente, que esteja tendo sucesso na sua empresa, contate essas pessoas, mostre o projeto para elas, desta maneira você ira aprender como mostrar o projeto para outras pessoas.
Digamos que você já tem certo tempo em sua empresa e já contatou a maioria das pessoas que estão em sua lista…
Existe varias maneiras de você expandir sua lista de prospectos a partir deste momento, uma delas é a internet, mas use a internet com inteligência, não envie mensagens indesejáveis falando da maravilha de sua companhia, a internet é uma canal para você expandir sua lista de amigos, e não de prospectos, só existe uma maneira de você aumentar sua lista de conhecidos e de amigos como Ralph Waldo Emerson diz: “A única maneira de ter um amigo é sendo um.” E a partir do momento que você se interessar verdadeiramente pela pessoa, quando você tiver pelo menos um conhecimento prévio dos sonhos dela, você então pode chamá-la para o seu projeto.
Existe alguns mnemônicos que você pode utilizar um deles é o FORM:

Família, ocupação, recreação e mensagem

Você pode ser uma pessoa tímida, então como puxar uma conversa onde no final você poderá trocar seu cartão com a pessoa? Primeiro inicie uma conversa agradável com ela, perguntando sobre família, filhos, pergunte sobre a ocupação, seu hobby, nesse momento ou até antes, sempre vai surgir à clássica pergunta: “O que você faz ?”
Nesse momento esteja preparado para responder de maneira correta, sem ansiedade de mostrar o plano de sua empresa, lembre-se você é um profissional esteja pronto para lidar com suas emoções, mantenha-se no controle da abordagem.
Como você responde a pergunta: “O que você faz“?
Nesse momento você deve ter em mente qual ciclo de entrada sua empresa se encontra, sua empresa é uma empresa iniciante e não conhecida ? Ou esta a 20 anos no mercado? Outro ponto importante: qual o nível em que você se encontra na empresa? Isso irá influenciar sua posição perante a pessoa que você esta contatando.
Lembre-se seu intuito não é mostrar o plano e sim marcar um horário onde com tranqüilidade mostrara o projeto para seu prospecto de maneira profissional.
Tudo isso também se aplica as pessoas que você conhece pela internet, use o FORM para seus contatos novos pela internet.

Eu não entrarei no detalhe sobre como convidar seu prospecto para um evento neste post, isto é assunto para um outro, mas lhe dou uma dica, adapte seu convite ao momento em que você se encontra, não existe um convite único, o que existe é convite que funciona, de nada adianta ter um convite belíssimo, mas com resultado zero de apresentação, os grandes lideres de marketing multinível são especialistas na arte de convidar. Leia bons livros sobre vendas, procure descobrir como convidar com eficácia.
Quando você contatar as primeiras pessoas, procure ir com o seu upline qualificado mais próximo, ele tem a experiência que você ainda não possui.

Abaixo coloquei um modelo para você utilizar em seus negócios. E para conhecer mais de meu trabalho  curta nossa página no Facebook.

 

Para conhecer mais sobre o Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/o-que-e-o-marketing-multinivel/

As 100 maiores Empresas de Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/maiores-empresas-de-marketing-multinivel/

Para se tornar um Profissional Diamante em Marketing Multinível:

www.marcelom.com/empreendedor-no-marketing-multinvel/

Diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível: 

www.marcelom.com/diferenca-entre-piramide-e-marketing-multinivel/
Se você gostou deste artigo ou se de alguma forma ele lhe foi útil, compartilhe ele nas redes sociais. Aproveite e deixe seu comentário abaixo, compartilhe a sua opinião sobre nossas técnicas, ou até mesmo deixe dicas e experiências suas.

Artigos Relacionados

About The Author

Marcelo M

Olá eu sou Marcelo Martins, permitam-me que me apresente, eu sou um analista da indústria de vendas e Marketing Multinível, sócio da marcelom.com. Minha missão e carreira é ajudar pessoas a conhecerem seus potenciais e conectá-las a empresas vitoriosas de vendas diretas. Este site (www.marcelom.com) é o lugar onde compartilho minhas ideias e insights sobre a indústria e a carreira de vendas.

Leave A Response

* Denotes Required Field