10 dicas de Administração do Tempo

administação do tempo

Como Melhorar sua Administração  do Tempo

Vamos conversar um pouco sobre administração do tempo e de uma forma simples mais poderosa, sobre como conseguir aumentar sua produtividade organizando melhor seu tempo. Uma maneira simples e poderosa pra aumentar sua produtividade e seus rendimentos, otimizando suas tarefas e eliminando os “ladrões” de tempo.

Ao ler este artigo até o fim você vai conseguir entender:

  •  A importância da Administração do Tempo;
  • Aumentar sua produtividade com a administração do tempo;
  • Melhorar seus ganhos com um simples caderno;
  • Um plano em 3 etapas para administração do tempo;
  • Atividades diárias da boa administração do tempo
  • O porque precisamos administrar nosso tempo;



Problemas da Má Administração do Tempo

No nosso cotidiano precisamos de tempo para reuniões, telefonemas, relatórios, deslocamento no trânsito caótico, Facebook, e-mails… E nos últimos lugares, tempo para nossa família, saúde, para Deus!
Vivemos em uma era onde nossas prioridades foram invertidas, nosso dia possui apenas 24 horas, mas precisaríamos de pelos menos um dia Jupteriano de 200 horas.
A pergunta que eu faço: – Precisamos de mesmo de mais tempo? Ou necessitamos hierarquizar nossas prioridade?
Quando trabalhava em minha consultoria sempre percebia três grandes problemas vividos pelos empresários em suas empresas, problemas que ocasionavam 90% dos empecilhos ao crescimento destes empresários. Coincidentemente esses problemas também são vividos não apenas por empresários, mas também por estudantes, donas de casa, vendedores, profissionais liberais, desenvolvedores de marketing multinível. Hoje não vou falar sobre todos apenas de um deles, mas saiba quais são estes problemas:

– Incapacidade de tomar decisões;

– Escolha errada de parceiros;

Má administração do Tempo.

“Confie no Senhor as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos.” Pv. 16:3

O Tempo
Existe uma riqueza colocada em nossas vidas por Deus, ela se chama o TEMPO. Nós possuímos a mesma porção dele, o tempo não distingue classe social, cultura, finanças, são 24 horas igualmente distribuídas, e como o utilizamos nossa porção de Tempo afeta diretamente nossas vidas e de nossa família.
A administração do tempo correta proporciona maiores possibilidade de mais liberdade, dinheiro, união em nossas famílias, mas quando somos escravos dele posso lhe assegurar, o tempo é um péssimo feitor.
Sua hora possui 60 minutos, como a minha, também a do seu vizinho que ganha 3 vezes mais do que você, para nossa felicidade podemos aprender a gerenciar melhor nosso tempo, este gerenciamento do tempo não depende de genes, DNA, apenas de um primo próximo chamado Hábito.
Para uma eficaz administração do tempo, temos 3 pontos principais:

  • Alvo
  • Divisão
  • Plano de Ação

Vamos analisar cada um deste ponto em separado, e ao final tenho uma pergunta para você:



O   ALVO

Nossa mente precisa estar focada naquilo que iremos realizar, você tem que ter uma ideia clara de seu foco de vida, observo muitas pessoas querendo se formar em economia, mas passam o dia lendo revistas de arquitetura, o foco de um líder tem que ser total.
Para um foco total, você precisa definir primeiro o que é importante para você, aquilo que vai lhe motivar. O sonho nada mais é do que um catalisador, a gasolina de seu veículo, sem ele, você rapidamente ficará desmotivado, com ele suas forças vão ressurgir a cada instante.
Nós possuímos algum tipo de desejo em alguma dessas hierarquias, e no topo esta provavelmente seus grandes Sonhos. Estou lhe apresentando isto para você entender que para estar motivado a se organizar é necessário um alvo a ser perseguido.
Estabeleça seus objetivos, selecione aquilo que pode lhe influenciar a conquistar seu sonho, quando você estabelece suas prioridades descobre o tempo necessário a conquistar seu sonho.
Muitas vezes vai aparecer impossível, cuidar da casa e dos filhos, trabalhar e se formar. Utilize de forma consciente seu tempo, aprenda o máximo sobre administração do tempo. Nós vimos em outro post quais áreas devemos definir nossas metas:

  • 1

    Espirituais

    Frequentar x vezes o culto, fazer os estudos bíblicos...

  • 2

    Profissionais

    Alcançar o nível xyz até o dia x, fazer o curso y, organizar melhor o tempo, aumentar minhas vendas em x% este ano...

  • 3

    Financeiras

    Ter em investimentos no banco x reais, poupar x reais por mês, ter uma renda residual de x reais por mês até o ano x.

  • 4

    Familiar/Social

    Passar mais tempo com minha família, jantar todas as noites em minha casa, melhorar nos seguintes aspectos em minha casa...

  • 5

    Ser/Ter/Fazer

    Saltar de paraquedas, ler x livros, aprender uma piada nova todos os dias, fazer um curso de administração do tempo...

 

Cada alvo deste demanda tempo a ser conquistado, quando você sabe quais são os prioritários, consegue definir melhor sua agenda, fica consciente do tempo necessário a ser investido para alcançá-la, e consegue eliminar as fantasias, como trabalhar, fazer duas faculdades, aula de inglês, frances, conhecer vinte países este ano, em um ano isto não é realista, mas vemos muitas pessoas querendo tudo ao mesmo tempo, sem planejar, sem preparar a execução dos seus projetos.
O importante após estas definições é escolher três metas de cada uma dessas áreas, tenha seu foco em no máximo três, e todos os dias em pelo menos uma destas áreas avance um pouco, a cada dia um pequeno passo, transforma-se em uma maratona. Aprecie a jornada rumo ao topo.

DIVISÃO

[/headline]
Para colocar sua energia positiva em funcionamento é importante saber selecionar seus alvos, e não basta selecioná-los, temos também que hierarquizá-los, subdividir em itens de fácil visualização. Eu costumo dividir minhas tarefas em três tipos principais:
  • Importantes – atividades diárias ou repetitivas de suporte, sem elas seu negócio não teria vida longa. Exemplo fechamento de um caixa, visita a clientes importantes.
  • Prioritárias – atividades geradores de renda em seu negócio ou projeto, atividades de melhorias das relações interpessoais,
  • Urgentes – uma atividade que deve ser resolvidas agora, a procrastinação delas pode acarretar diversos prejuízos. Sempre teremos essas atividades, um cliente inesperado com um grande pedido, uma situação fora do nosso controle. O principal é não as deixar acumularem.

Partindo para a parte prática, compre um caderno, esqueça as planilhas, gráficos elaborados, você mesmo já usou diversas ferramentas para organizar seu tempo e por sua própria experiência sabe que gasta muito mais tempo configurando esses softwares complicados, lendo seus manuais do que melhorando o gerenciamento do seu tempo. Eu desejo lhe mostrar a parte prática da administração do tempo, e não utilizar de teorias não comprovadas.
Neste caderno escreva tudo o que você precisa fazer durante sua semana, apenas escreva, o ideal é fazer isto no domingo à noite, durante meia hora no domingo, o simples fato de colocar esses itens, gera o sentimento “tenho que fazer”. O típico sentimento que irá lhe perturbar quando estiver perdendo tempo vendo novela, ou postando fotos de gatinhos fofinhos no Facebook.
Após colocar todas as atividades, marque as importantes, prioritárias e urgentes. O seu objetivo é no longo prazo ter poucos atividades marcadas como urgentes. Uma base normal é termos 60% de atividades importantes, 30% prioritárias e no máximo 10% Urgentes.
Para quem desenvolve atividades de MMN ou com vendas, coloco abaixo uma lista de atividades normais do dia-a-dia de um trabalho, estas são atividades que você vai ter que executar:

  • Algumas Atividades

    – Organizar seus estoques e inventários de produtos;

    – Apresentar um plano por dia (incluindo eventos abertos, caseiras e 1-a-1);

    – Apresentação online;



    – fazer uma venda por dia;

    – Enviar mensagens para seus downlines;

    – Organizar treinamentos;

    – Treinar distribuidores;

    – 30 minutos por dia fazendo contatos com pessoas novas;

    – 10 minutos convidando pessoas para os eventos;

    – 30 minutos por dia ouvindo/lendo/estudando materiais de crescimento pessoal;

Esta lista pode ser maior dependendo do tamanho de seu time, liste suas principais atividades e marque em seu caderno quando e onde fazê-las. Separe também um tempo para imprevistos, eles vão acontecer, mas quando estamos preparados eles deixam de serem imprevistos e passam a serem itens urgentes.


PLANO  DE  AÇÃO



Você já definiu seus alvos e metas, já priorizou o que é importante para você e sabe quanto tempo precisa para alcançar seus sonhos. Vamos ver mais  prática da administração do tempo, 90% das pessoas não conseguem colocar em prática suas metas de organização de tempo devido à rigidez das chamadas agendas de tempo. Não vai adiantar colocar no papel cada minuto e segundo do que você precisa fazer ou de onde deve estar, vivemos hoje em grandes cidades, com trânsito caótico, filhos, funcionários, patrões, conjugues, tudo e todos nos demandando tempo.
Como então conseguir fazer um plano prático de administração do tempo? O primeiro passo é dividir seu planejamento em duas partes. Sendo a primeira para seu negócio Plano B e outra para seu negócio principal, esta divisão é simples, durante 10 horas por dia estamos ocupados em nossas atividades de Plano A, elas demandam requisitos diferentes, mistura-las é o mesmo de tentar misturar água com vinho, tenha um foco total em seu trabalho no plano A, pois ele esta sustentando seu Plano B.
Como nosso foco são pessoas que desejam trabalhar em casa, profissionais liberais, vamos mostrar o modelo de administração de tempo que usamos em nosso plano B, a grande maioria das pessoas desta categoria, ou trabalham em uma atividade principal além da geradora de renda extra ou possuem duas ou três atividades geradoras de renda.
  • Meu Check List Semanal

    1- Separe seu caderno de atividades;

    2- Análise seus pontos fortes e fracos, verifique onde você precisa melhorar;

    3- Coloque suas metas no papel e separe o tempo necessário para cada uma delas;

    4- Defina o dia do planejamento semanal;

    5- Neste dia escreva todos os pontos e atividades a serem executados em sua semana;

    6- Organize e priorize que você deve fazer;

    7- Organize por dia e hora suas atividades, cuide para todos os dias avançar em pelo menos três áreas de seus sonhos (Saúde, espiritual, familiar, profissional, financeira, ser/ter)

    8- Tenha uma cópia de bolso, e confira pelo menos cinco vezes por dia esta agenda.

    9- Todos os dias por 10 minutos avalie seu dia, escreva os pontos fortes e fracos dele, isto vai lhe ajudar a longo prazo em sua educação, este é o chamado feedback.

Estes são oito passos simples, use-os com sabedoria, crie o hábito, não espera ter uma agenda linda, nada disso, pegue um caderno e comece agora, faça valer para você o  melhor da administração do tempo.
“Você possui tanto deste bem valioso quanto a pessoa mais rica do mundo e, no entanto, pode não se dar conta do patrimônio que possui.” Og Mandino.

Agora eu pergunto:

 

PORQUE PRECISAMOS da ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO?

 

 

administração do  tempo 2

Administração do Tempo para Deus
O meu foco nesse site não é evangelismo, mas como profissional sei da importância de cada um ter um momento de reflexão, para uns será um momento com Deus, outros com Alá, outros meditando, o importante é pare por um momento, e descubra qual o real motivo de você ainda estar vivo, não fique apenas pensando que dinheiro, carros, casas, roupas caras são importantes, elas não são! Em algum momento de nossa vida iremos nos deparar com a seguinte pergunta: “Valeu a pena ter vivido?”.

No excelente livro Uma Vida com Propósito de Rick Warren: “Não existe crescimento sem mudanças, não existe mudança sem medo ou perdas e não há perda sem dor. Toda mudança envolve algum tipo de perda: você deve deixar de lado os velhos costumes para ter uma nova experiência. (No hay crecimiento sin cambio, no hay cambio sin temor o pérdida, y no hay pérdida sin dolor. Todo cambio involucra alguma classe de perdida: debes desprenderte de las viejas costumbres para poder experimentas las nuevas).
Toda mudança e crescimento gera dor, se o seu foco esta em seu sonho, você vai estar pronto para esta mudança.
Administração do Tempo para nossa família
Quantos pais, filhos esposas e maridos, dariam toda sua fortuna para uma hora com a pessoa amada. Precisamos investir um tempo de qualidade em nosso principal ativo desta vida: Nossa Família. Não apenas separar um tempo, mas ter um tempo de qualidade, saber ouvir nosso conjugue, brincar com nossos filhos ainda pequenos, sentir o carinho de nossos pais enquanto podemos. O tempo vai cuidar de mais cedo ou tarde tornar estas atividades em uma mera lembrança em nossas mentes e corações. Você pode ganhar todo ouro do mundo, mas se perdeu sua família, seu ouro será um ouro de tolo, seu patrão, chefe, funcionários, em breve eles não vão se lembrar mais de você, mas sua família sempre vai se lembrar, positivamente ou negativamente.
Administração do Tempo  para nossa aposentadoria
Invista pelo menos 10% do seu tempo e recurso em sua aposentadoria, no simples fato de você estar lendo até aqui, eu sei que 50% dos leitores não chegam até aqui, já mostra o seu comprometimento com o futuro. Os anos passam mais rápido do que pensamos, logo o frescor da juventude seu une as responsabilidades da vida, por isso quanto mais cedo você começar a investir em sua aposentadoria melhor.
E um dos grandes investimentos é o seu tempo, criar uma fonte de renda extra neste momento, para somar com sua aposentadoria, vai bancar os melhores anos de sua vida, a população mundial esta a cada dia envelhecendo mais tarde, hoje com os antioxidantes e vitaminas é perceptível o alongamento de vida do cidadão comum.

O momento de pensarmos no nosso futuro é agora, segundo Robert Kiyosaki temos quatro passos para nossa liberdade financeira:
1- Construir um negócio;
2- Reinvestir no negócio;
3- Investir em imóveis;
4- Deixar os ativos comprarem os LUXOS.

Administração do Tempo para nós
Separe um tempo para você, trabalhe sua autoestima, faça o famoso regime, malhe, curta a vida, olhe as pequenas coisas da vida, deixe o macro e entre no micro mundo, este momento você recarrega em dobro a sua bateria.
Finalmente…
“Não deixe para amanhã o que podemos fazer hoje.” Benjamin Franklin.
Este deve ser o ditado predileto de nossos pais, chefes, colegas de trabalho, etc., já ouvimos esta frase tantas vezes que temos gravada em nossa mente. A grande pergunta é porque sempre deixamos para depois…
Entre a decisão e a implementação temos um grande caminho, isto requer disciplina, mudança de hábitos.
Em um livro excepcional “A Mágica de Pensar Grande” de David S. ele expõem algo muito comum a jovens empreendedores, o chamado Medo do sucesso. Este medo paralisa e faz com que estes novos empreendedores evitem tomar decisões que podem influenciar o futuro.
Você como empresário da empresa VOCÊ S.A., precisa aprender a tomar decisões, e agir no momento correto. Tome a decisão de agir neste momento, cada habilidade que você adquire o coloca perto do seu Grande Sonho. Quero ter o prazer de te ver no TOPO.

Para saber mais sobre Adminstração do tempo e outras técnicas na categoria < Técnicas de Vendas e MMN >Go Diamond.

 

Artigos Relacionados

About The Author

Marcelo M

Olá eu sou Marcelo Martins, permitam-me que me apresente, eu sou um analista da indústria de vendas, sócio da marcelom.com. Minha missão e carreira é ajudar pessoas a conhecerem seus potenciais e conectá-las a empresas vitoriosas de vendas diretas. Este site (www.marcelom.com) é o lugar onde compartilho minhas ideias e insights sobre a indústria e a carreira de vendas.

1 Comment

  • derland

    Reply Reply 20 de novembro de 2013

    Quem ganhar ate R$ 4000,00 por mês trabalhando em casa, clicando em anúncios na internet? Com a Publika Brasil isso e possível. Para isso e só acessar o site http://www.marketingnaredd.blogspot.com.br/ nele tem todas as informações de como ganhar dinheiro pela internet.

Leave A Response

* Denotes Required Field