A importância de treinar no Marketing Multinível

Se você já é do MMN (marketing multinível) ou quer entrar, nesse artigo vou falar  a importância de fazer um treinamento marketing multinível.

Muitos desistem do marketing multinível, ou acham que ele não funciona pois a empresa que entrou não deu treinamento ou o treinamento que deu foi muito por cima (muitas vezes somente sobre produtos). Então aquele novo empreendedor se esforça, vai atrás, tenta fazer acontecer, porém não faz de maneira correta, faz de maneira amadora e os resultados são ruins.

O pior desse cenário é que o empreendedor nem sabe porque está dando errado, qual ponto poderia melhorar, muitas vezes nem o patrocinador dele sabe o que está acontecendo ou acha que está tudo certo e com o tempo o retorno vem. Mas qual tempo é esse? E se ficar anos e anos insistindo no erro e não ter nada de resultado ou muito pouco? Muito desmotivante isso. Quem ministra costuma ministrar treinamento marketing multinível já aprendeu com os erros, já testou de maneira amadora, já fez de inúmeras maneira e agora com muita bagagem de conhecimento ele ensina de maneira certo, passo a passo.

Você deve estar pensando, o que um treinamento marketing multinível vai me ajudar ?

Algumas respostas:

  • Networking, conhecer os melhores empreendedores marketing multinível ,
  • Saber os melhores caminhos,
  • Não repetir erros de quem já testou e agora ministra o treinamento,
  • Expandir os conhecimento,
  • Saber o que poucos sabem e fazer correto,
  • Tem um mentor por perto que pode te dar dicas que você não acha em nem um lugar.

Se você ainda não é do Mercado marketing multinível, saiba pouco mais dele e seu crescimento. Nos EUA é mais comum, no Brasil ainda falta ser explorado. O autor do livro pai rico pai pobre fala muito do modelo, Silvio Santos cresceu muito com marketing multinível, Donald Trump recomenda muito também.

O Marketing de rede é uma indústria que ultimamente vem sendo mais conhecida, pela grande adesão de novos empreendedores, dando mais a conhecer ás pessoas que atuam no mercado tradicional, que até então não fazia muito sentido a estas pessoas

Até agora falamos muito sobre marketing multinível, mas o que é mmn?

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores. Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, se não é pirâmide.

De acordo com Will Marks, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Conceito de marketing multinível

O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.

Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

  • Marketing de mídias sociais (MMS);
  • Marketing de Rede (MR);
  • Marketing Multinível (MMN);
  • Multi Level Marketing (MLM);
  • Network Marketing (NM).

Modelo de negócio marketing multinível

De acordo com a obra de Bernard Lalonde, “É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados”, o que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.

O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao seu consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: varejo, vendas diretas e vendas por catálogos ou ordem postal.

Varejo: O produto é comercializado por meio de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados etc. Segundo Kotler,, “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal ”.

Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.

Vendas por catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas por meio de revistas e jornais enviados para o consumidor.

Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas diretas. Porém, em essência, possui algumas diferenças. A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos supor uma situação em que o sistema de marketing multinível pode ser aplicado:

Funcionamento marketing multinível

O marketing multinível é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo

Pensando além do treinamento marketing multinível, qual a importância dos estudos? Porque devemos estudar?

Você já parou para pensar o quanto já se reclamou de ter que estudar? E do tempo gasto com o estudo? Creio que passamos mais tempo reclamando do que de fato estudando!

Como diz, um ser humano deve agir de acordo com sua consciência. E para isso, ele precisa ampliar esta consciência de todas as formas possíveis: conversar, observar, realizar, questionar, afirmar, ler, escrever, etc. Os estudos também nos ajuda a decidir com mais clareza o que fazer, não só em cada pequeno problema de matemática, mas na realização de grandes planos para nossa vida.

Quando éramos pequenos, “achávamos uma obrigação imposta por nossos pais, irmos à escola”, e talvez ainda não tenhamos percebido a importância deste ato, nem tão pouco compreendido por que nossos pais queriam que fossemos estudar.

Assim que chega à adolescência, achamos que as nossas vontades, razões, são superiores as dos nossos pais; engano nosso. Mas mesmo assim muitas das vezes passamos por cima de todos os conselhos daquelas pessoas que só querem nos orientar, que são os nossos pais e os nossos professores. Muitas das vezes só vamos para a escola brincar, se divertir, e deixamos de lado o verdadeiro sentido de estudar que é descobrir novos saberes e aprimorar os que já possuímos.

É aqui, na universidade, que nos lembramos dos nossos professores, que antes chamávamos de carrascos, de malvados, para não citar algo pior. Na escola tinha todo um atendimento personalizado por parte dos professores, durante as aulas. Quando estamos por concluir o curso é que começamos a enxergar, se o curso que escolhemos é o que realmente queremos para nossa vida profissional.

Chegam os frutos de tantos dias maus dormidos por causa dos estudos, que é nosso trabalho. E aí cai à ficha! E descobrimos a razão de tanto estudarmos. Após a nossa formatura ou quando passamos pelas dificuldades da vida é que reconhecemos o porquê de nossos pais e professores pegarem tanto em “nosso pé”.

Bem verdade que conhecemos alguém que venceu na vida, sem ter si formado, ou que muitos formados não venceram na vida porque não fizeram a escolha do curso certo. Também é verdade que podemos aprender fora da escola, mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo, pois nela temos educadores comprometidos com o nosso futuro. A escola tem o objetivo de preparar para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.

Sendo assim, precisamos saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar, sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e nem “conhecimento”. Temos que estudar para ter o que mostrar e provar, a si mesmo, e para as pessoas que nos orientam/orientaram! Que podemos evoluir academicamente.

A vida nos ensina que a melhor maneira e a mais segura de termos um futuro digno são através dos estudos. Pode ser cansativo, muitas vezes queremos jogar a toalha, mas quando conseguimos vencer, isto sim é prazeroso. É muito mais que isso; é ter na consciência o prazer de dever cumprido. É estar pronto para caminhar sozinho, nesta vida de dificuldades e de muita concorrência, agora sob os olhares atentos de nossos pais, agradecidos por nossas realizações.

Então, para que estudar?

Faça uma reflexão sobre o assunto: Se desejar não continuar os estudos e parar hoje e ser quem você é, daqui há alguns anos, certamente não estará tão longe de onde parou na caminhada. A verdade é que se você não quiser estudar, ninguém vai te obrigar. Porém, fique sabendo que: quem para de caminhar, estaciona na vida, para no mesmo lugar, não tendo nada a oferecer a si mesmo e nem a ninguém!

Abraços Raphael Fera,

Fonte – Negocioseculo21.com.br

PS: Veja nossa plataforma de treinamento Avançado para quem deseja chegar a diamante mais rápido:

Treinamento Empreendedor de Sucesso

Artigos Relacionados

Leave A Response

* Denotes Required Field